Recarregar dispositivos eletrônicos Wi-Fi!

28 de dezembro de 2015

Untitled-1 copy

.

Pesquisadores da Universidade de Washington (UW), nos Estados Unidos, criaram a Power Over Wi-Fi (PoWiFi), tecnologia que usa o sinal Wi-Fi emitido por um roteador para recarregar dispositivos eletrônicos à distância.

Conforme os cientistas, o sistema não afetaria a qualidade do sinal Wi-Fi convencional. Ele ainda aceleraria o desenvolvimento da Internet, visto que não seria necessário ligar cada aparelho em uma tomada para a comunicação entre si.

Os cientistas da computação e engenheiros elétricos da UW descobriram que as emissões de energia geradas por sinais Wi-Fi são próximas do necessário para carregar dispositivos de baixo consumo elétrico, apesar do sinal intermitente, que diminui a eficiência do carregamento. No entanto, os pesquisadores contornaram o problema fazendo com que o sistema envie “pacotes de energia” adicionais através de canais Wi-Fi não usados no momento.

O sistema foi testado em uma câmera VGA Omnivision, que realizou captura de imagem a cada 35 minutos, em uma smartband Up24, que teve sua bateria elevada até 41% em duas horas e meia, e em seis residências, onde não houve registros de reclamações de lentidão no carregamento de páginas de internet ou serviços de transferência de dados.

Os pesquisadores acreditam que, apesar dos níveis de energia gerados pelo PoWiFi ainda serem baixos, no futuro será possível tornar a tecnologia melhor, tanto em velocidade quanto em distância.

.

Fonte: http://www.clubedohardware.com.br

Twitter
Fotos
  •